Tratamentos
Procedimento que tem por objetivo realizar uma esfoliação mecânica mais profunda da pele, alcançando a derme, a fim de promover um remodelamento do tecido. A dermoabrasão é utilizada principalmente no tratamento das cicatrizes de acne. O equipamento utilizado é um aparelho dotado de uma lixa metálica, chamado de dermoabrasor.
O uso de tecnologias de luz para remoção de pelos já é consagrada.
Trata-se de modalidade de tratamento para alguns problemas de pele que utiliza lâmpadas especiais de radiação Ultravioleta B (UVB) no comprimento de onda de 311 nanômetros.
A fototerapia é consagrada no tratamento de diversas dermatoses, sendo especialmente mais utilizada no tratamento da PSORÍASE, do VITILIGO, da DERMATITE ATÓPICA, nos ECZEMAS CRÔNICOS e nos LINFOMAS CUTÂNEOS.
O tratamento é realizado em cabines para os pacientes com áreas de acometimento mais extensas e com um equipamento portátil para aqueles com áreas localizadas.
Técnica que permite tratamento indolor e recuperação extremamente rápida com o mínimo de desconforto.
Principais indicações:
- Melasma;
- Olheiras;
- Rosácea;
- Rejuvenescimento/ estímulo de colágeno;
- Rugas, flacidez, melanoses (manchas), ceratoses;
- Lesões pigmentadas profundas;
- Nevos de Ota;
- Pigmentação decorrente de cicatrizes;
- Outros pigmentos profundos;
- Cicatrizes de acne;
- Estrias.
O laser fracionado ablativo permite um remodelamento da pele a partir da indução da sua renovação e de um intenso estímulo de fibras de colágeno (resurfacing). Principais indicações:
Fotoenvelhecimento
Rugas, flacidez, melanoses (manchas), ceratoses
Cicatrizes de acne
Estrias
O tratamento de uma tatuagem varia de acordo com o perfil da mesma (amadora vs profissional, cor do pigmento, tipo de pigmento utilizado, quantidade de pigmento e o nível de profundidade).
Trata-se do uso de dispositivos constituídos por cilindros com agulhas que visam o remodelamento do tecido envolvido por meio do estímulo de síntese de fibras elásticas e de colágeno. Pode ser utilizado no tratamento de cicatrizes de acne, estrias e rejuvenescimento. Seu uso também tem utilidade no chamado drug delivery, que consiste no favorecimento da penetração de produtos de tratamento numa região mais profunda da pele, otimizando os resultados. A técnica envolvida, de promover pequenas perfurações na pele, assemelha-se a utilizada nos equipamentos de laser fracionado. As agulhas podem ser de 0,5 a 2,5 mm de comprimento.
Método consagrado no tratamento estético e de algumas dermatoses. Os peelings podem ser classificados como químicos e físicos:
Peelings químicos (Quimioesfoliação)
Trata-se da aplicação de produtos na superfície da pele, com possível descamação e esfoliação, objetivando tratamento de manchas, rugas, flacidez, cicatrizes, estrias, acne e queratoses actínicas. Os peelings químicos podem ainda ser classificados em superficial, médio ou profundo, de acordo com o nível de profundidade de penetração. Os produtos mais utilizados são o peeling de Jessner, Ácido Retinóico, Ácido Glicólico, Ácido Salicílico, Ácido Tricloroacético (ATA), Ácido Mandélico, Ácido Kójico, Ácido Lático, dentre outros.
Peelings físicos
Neste caso, utilizam-se equipamentos para promover a descamação e esfoliação de modo suave, como o chamado peeling de Diamante ou o peeling de Cristal.
Modalidade de tratamento que visa o rejuvenescimento da pele, corrigindo rugas, vincos, flacidez, por meio da volumização, hidratação e estímulo de proliferação de fibras elásticas e de colágeno. O ácido hialurônico é uma substância que compõe a nossa pele, estando presente no meio extracelular da derme, entre as fibras elásticas e de colágeno. O uso deste produto na forma de um gel injetável permite a suavização dos contornos, sendo muito utilizado no tratamento de rejuvenescimento da face, olheiras, colo e mãos.
Tecnologia utilizada no tratamento da flacidez facial e corporal, gordura localizada, lipodistrofia ginóide (“celulite”) e estrias. Trata-se de um equipamento que converte a energia eletromagnética de alta frequência em efeito térmico. O aquecimento do tecido estimula a síntese de fibras de colágeno e o aumento da espessura da derme.
Quem não tem um pouco de gordura localizada que gostaria de melhorar? Trata-se de uma queixa corporal frequente no consultório dermatológico e realmente pode incomodar. Mesmo para aquelas pessoas que apresentam peso dentro da faixa normal do índice de massa corpórea (IMC) é comum terem alguma gordurinha que seria agradável reduzir.
Classificação do IMC¹:
Menor que 18,5: abaixo do peso.
Entre 18,5 e 24,9: Peso normal.
Entre 25 e 29,9: Sobrepeso.
Igual ou acima de 30: Obesidade.
Cálculo do IMC: peso(kg) dividido pela altura(m)²
Nesse cenário de gordura localizada é importante orientar o paciente para melhorar a dieta e realizar atividade física rotineiramente. Momento oportuno também para checar se a avaliação de saúde está em dia, especialmente se o paciente apresenta-se com sobrepeso ou obesidade. Uma avaliação multidisciplinar é muito bem-vinda, com médicos generalistas ou especialistas (cardiologista, endocrinologista, nutrólogo, por exemplo), nutricionistas, fisioterapeutas, profissionais de educação física e esteticistas.
O tratamento da gordura localizada no consultório dermatológico geralmente envolve diversas abordagens terapêuticas. Dentre os métodos de tratamento, a terapia de ondas de choque eletromagnéticas é uma ótima opção. Trata-se de um método não invasivo, não doloroso, com baixo índice de eventos adversos e de baixo custo. Pode ser utilizado em diversas áreas corporais, sendo mais frequentemente realizado no abdome, glúteos, coxas e braços.
No estudo publicado por Modena e colaboradores², os autores demonstraram que a Terapia de Ondas de Choque Eletromagnéticas promove morte celular do tecido gorduroso com consequente destruição da gordura (lipólise) nos indivíduos obesos, sendo uma terapia adjuvante útil, segura e promissora para redução do tecido adiposo.
Como todo tratamento, os resultados podem ser variáveis de pessoa para pessoa. Portanto, é fundamental uma avaliação cuidadosa em consulta para programar a estratégia mais interessante para conquistar os melhores resultados. Assim como alinhar as expectativas sobre o resultado final.
O uso da Toxina Botulínica Tipo A permite tratamento das rugas de expressão e da transpiração excessiva localizada, principalmente nas axilas, palmas e plantas.