Terapia de Ondas de Choque Eletromagnéticas para o tratamento da gordura localizada

Quem não tem um pouco de gordura localizada que gostaria de melhorar? Trata-se de uma queixa corporal frequente no consultório dermatológico e realmente pode incomodar. Mesmo para aquelas pessoas que apresentam peso dentro da faixa normal do índice de massa corpórea (IMC) é comum terem alguma gordurinha que seria agradável reduzir.

Classificação do IMC¹:

Menor que 18,5: abaixo do peso.

Entre 18,5 e 24,9: Peso normal.

Entre 25 e 29,9: Sobrepeso.

Igual ou acima de 30: Obesidade.

Cálculo do IMC: peso(kg) dividido pela altura(m)²

Nesse cenário de gordura localizada é importante orientar o paciente para melhorar a dieta e realizar atividade física rotineiramente. Momento oportuno também para checar se a avaliação de saúde está em dia, especialmente se o paciente apresenta-se com sobrepeso ou obesidade. Uma avaliação multidisciplinar é muito bem-vinda, com médicos generalistas ou especialistas (cardiologista, endocrinologista, nutrólogo, por exemplo), nutricionistas, fisioterapeutas, profissionais de educação física e esteticistas.

O tratamento da gordura localizada no consultório dermatológico geralmente envolve diversas abordagens terapêuticas. Dentre os métodos de tratamento, a terapia de ondas de choque eletromagnéticas é uma ótima opção. Trata-se de um método não invasivo, não doloroso, com baixo índice de eventos adversos e de baixo custo. Pode ser utilizado em diversas áreas corporais, sendo mais frequentemente realizado no abdome, glúteos, coxas e braços.

No estudo publicado por Modena e colaboradores², os autores demonstraram que a Terapia de Ondas de Choque Eletromagnéticas promove morte celular do tecido gorduroso com consequente destruição da gordura (lipólise) nos indivíduos obesos, sendo uma terapia adjuvante útil, segura e promissora para redução do tecido adiposo.

Como todo tratamento, os resultados podem ser variáveis de pessoa para pessoa. Portanto, é fundamental uma avaliação cuidadosa em consulta para programar a estratégia mais interessante para conquistar os melhores resultados. Assim como alinhar as expectativas sobre o resultado final.

Referências bibliográficas: 1. Biblioteca Virtual em Saúde. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/215_obesidade.html. Acessado em 12 de fevereiro de 2023. 2. Modena DBO, et al. Ondas de choque eletromagnéticas na Dermatologia: análise microscópica de sua interação com a possível redução do tecido adiposo em indivíduos obesos. Surgical & Cosmetic Dermatology. 2020;12(4):352-8.

Autor: Dr. Fernando dos Ramos Seugling – CRM-SP 129.509 RQE 35.841